Herberto Bergmann tem 36 anos de experiência no mundo corporativo. A atuação como líder por muitos anos despertou a identificação com o desenvolvimento das pessoas, seus bloqueios e suas habilidades. Primeiro em projetos técnicos como engenheiro elétrico, depois como gestor em vários níveis, de supervisão à diretoria, Herberto ganhou profunda experiência no mundo corporativo, em empresas como Equipamentos Villares, Saint Gobain, Rockwell Automation e Schneider Electric.
Ao desenvolver equipes de alto desempenho, Herberto teve contato com técnicas e estudos psicológicos que permitiram às pessoas alavancarem seu desempenho individual ou como parte de uma equipe. Descobrir a habilidade de lidar com pessoas o levou a estudar o funcionamento da psique e se aprofundar cada vez mais no assunto.
A especialização veio com a Formação de Coaching Psico-Orgânico, num programa extenso e completo por meio do Instituto Brasileiro de Cultura e Psicoanálise, em parceria com o Instituto Andaraluz da França.·.
O aprofundamento no estudo dos Tipos Psicológicos se deu com o treinamento e certificação pelo Gifts Compass Inc. Ohio-USA.
Como nasceu esta semente
O módulo de Recursos Humanos no MBA Executivo Internacional FEA/FIA trouxe a semente do interesse específico em compreender os perfis psicológicos e sua influência no desempenho das pessoas e o impacto nos seus relacionamentos.
A classe foi dividida em cinco grupos para o desenvolvimento de um trabalho que era muito fácil. Três equipes desenvolveram sem qualquer dificuldade enquanto duas equipes não conseguiram produzir qualquer resultado.
Então veio a explicação: Os dois grupos haviam sido formados por executivos com o mesmo tipo de personalidade ( segundo C.G.Jung) de tal sorte que não teriam condições de produzir ou de realizar qualquer atividade em conjunto, independentemente da competência e da intenção de cada participante.
Isto me impressionou muito e ali eu percebi que havia algo muito forte, que merecia ser estudado com maior profundidade.
Com efeito, a identificação dos tipos psicológicos de cada um, bem como a compreensão de que as pessoas têm mecanismos mentais diferentes umas das outras, passou a integrar meu trabalho na gestão de equipes de alto desempenho. Para tal, tive a felicidade de trabalhar em parceria com profissionais brilhantes, especializados nesta área do conhecimento.
Mais tarde, também em treinamento na FIA, tive a oportunidade de acompanhar uma pessoa oriunda de uma carreira bem sucedida na Área de Exatas, que posteriormente migrou para a carreira de Coach atuando e obtendo resultados impressionantes.
Eu estava então convencido de que deveria me dedicar mais a esta área do conhecimento e me preparar para esta transição.
Como Germinou
A história se completa com a vinda do Professor Olivier Joannès ao Brasil, trazendo o programa Ariadne, por ele desenvolvido na França, a partir de sua vontade de realizar uma ponte conceitual e pragmática entre os diversos modelos de coaching clássico ensinados e utilizados no mercado internacional, e determinados processos analíticos e psico-corporais, também comprovados, ensinados e utilizados no mundo inteiro para acompanhar indivíduos no caminho que os leva a realizar os seus objetivos de vida pessoal e profissional.
A descoberta do Gifts Compass Inc. como entidade formadora e certificadora no Modelo Original dos Tipos Psicológicos de C G Jung, permitiu o aprofundamento neste tema, enriquecendo ainda mais a sua integração nas práticas do Coaching.
O Coaching
Acompanhar o cliente na sua jornada e no seu engajamento mental, físico, emocional e relacional. Buscar as potencialidades e facilitar as transformações.
O Coach busca ser um facilitador para que as pessoas atinjam resultados desejados, trabalhando seus pensamentos e emoções integradas em seu corpo físico.
O Coach psico-orgânico trabalha sobre três pilares:
A realidade percebida.
Aquilo que não é sabido (o inconsciente)
O corpo interagindo com os dois pilares acima.
Exercícios respiratórios e ligações entre o corpo e os aspectos da sensação auxiliam na percepção e no autoconhecimento, trazendo mais elementos para colaborar no sucesso da jornada.
O movimento na direção do objetivo se inicia com a clareza em sua definição, identificada com seu real desejo, sua capacidade, força para a caminhada, tomada de decisão, ação, percepção dos sentimentos, e celebração dos resultados.
Seguimos o círculo psico-orgânico como metodologia para identificar e potencializar o movimento na direção do objetivo.
Os aspectos pragmáticos da jornada para atingir o objetivo se complementam com as necessidades de superação de barreiras e crenças limitantes a fim de tornar o movimento positivo e progressivo.
O autoconhecimento a partir de entrevistas e testes é de fundamental importância para que o cliente se aproprie de suas características psicológicas e compreenda as principais diferenças que existem entre os diversos tipos de personalidade.
O relacionamento interpessoal pode ser também aprimorado, a partir do conhecimento dos estados do ego e da análise transacional.
As ferramentas disponíveis são inúmeras e são aplicadas de acordo com a especificidade de cada caso e do progresso apresentado.
O trabalho pode incluir um teste tipo Gift Compass Inventory ou MBTI (tipos de personalidade C G Jung), para aprofundar o autoconhecimento e caminhar rumo à plenitude .
Out Coaching
O trabalho de Coaching, pode também ser aplicado nas situações em que o profissional acaba de ser desligado da Organização.
Apesar de ser um momento difícil para as pessoas, é também uma oportunidade para revisitar uma série de valores, crenças, objetivos, satisfações e frustrações.
É um momento em que o autoconhecimento, bem como o conhecimento sobre a mente humana e suas formas de funcionar e de expressar são muito valiosos.
O objetivo é recolocar a pessoa em movimento, direcionando a sua energia para um caminho positivo e acompanhá-la nesta jornada de superação.
O processo é simples e, um pacote de 5 sessões de 1 hora já pode se mostrar muito valioso para o performer ( cliente) se reencontrar com seu caminho.
É um diferencial que valoriza a Organização, pois demonstra a sua real preocupação com o futuro das pessoas, contribuindo ainda mais para a boa imagem da Organização.