Estava eu, Engenheiro Eletricista, executivo, líder e gestor no mundo corporativo quando realizei, no ano 2000, o MBA Executivo Internacional FEA/FIA .
O módulo de Recursos Humanos me trouxe a semente do interesse específico em compreender os perfis psicológicos das pessoas, sua influência no desempenho e o impacto nos seus relacionamentos.
Nossa classe foi dividida em cinco grupos para o desenvolvimento de um trabalho, que por sinal, era muito fácil.
Três equipes desenvolveram sem qualquer dificuldade enquanto duas equipes não conseguiram produzir qualquer resultado.
Então veio a explicação: Os dois grupos haviam sido formados por executivos com o mesmo tipo de personalidade (segundo C.G.Jung), de tal sorte que não teriam condições de produzir ou de realizar qualquer atividade em conjunto, independentemente da competência e da intenção de cada participante.
Isto me impressionou muito e ali eu percebi que havia algo muito forte, que merecia ser estudado com maior profundidade.
Com efeito, a identificação dos tipos psicológicos de cada um, bem como a compreensão de que as pessoas têm mecanismos mentais diferentes umas das outras, passou a integrar meu trabalho na gestão de equipes de alto desempenho. Para tal, tive a felicidade de trabalhar em parceria com profissionais brilhantes, especializados nesta área do conhecimento.
A história segue com a vinda do Professor Olivier Joannès ao Brasil em 2015, trazendo o Programa Ariadne, por ele desenvolvido na França, a partir de sua vontade de realizar uma ponte conceitual e pragmática entre os modelos de coaching clássico utilizados no mercado internacional, e determinados processos analíticos e psico-corporais, também comprovados e utilizados no mundo inteiro para acompanhar indivíduos no caminho da realização dos seus objetivos de vida pessoal e profissional.
Após a formação e a atuação como Coach, percebi que precisava ir além.
A Certificação através do Gifts Compass Inc. (USA) no Modelo Original dos Tipos Psicológicos de C G Jung, permitiu o aprofundamento neste tema, proporcionando aos clientes um poderoso sistema de autoconhecimento e melhor compreensão das pessoas em geral.
O “Mapa da Alma”, curso com duração de um ano, ministrado pelo Instituto de Estudos Junguianos de Portugal também me ampliou os horizontes na psicologia analítica.
Como o conhecimento é sempre bem-vindo, fiz duas formações na Sociedade Brasileira de PNL, o Practitioner e o Master Practitioner; ferramentas incríveis que potencializam o meu trabalho como Coach.
Numa sequência natural, veio a formação como Hipnólogo pela Academia Brasileira de Ensino Clínico e Experimental da Hipnose, seguida com a formação de Practitioner em Hipnoterapia pela Academia da Formação Dr. Alberto Lopes reconhecida pelo The American Board of Hypnotherapy e pela Associação Portuguesa de Hipnose Clínica e Hipnoanálise e inúmeras outras, tanto em Hipnose, como nos processos terapêuticos e transtornos mentais.
Há alguns anos o GCI foi ampliado e direcionado para auxiliar o trabalho que as Escolas do Ensino Médio desenvolvem na Orientação de Carreiras, resultando no Life Atlas, um processo maravilhoso que enriquece significativamente essa atividade. Aceitei o convite para ser Embaixador do Life Atlas para o Brasil com a possibilidade de aqui um projeto social. Apenas para o Brasil, a cada acesso adquirido por uma Escola, um acesso gratuito para alunos de baixa renda no Brasil é concedido.
A cada nova formação vou percebendo que tem muito mais para aprender e isto me estimula a buscar mais e mais o saber e ajudar as pessoas, cada vez mais e melhor.